Após estudar separação dos Poderes, alunos visitam ALEMS para mais aprendizados.

Publicado em
Após estudar separação dos Poderes, alunos visitam ALEMS para mais aprendizados.

Alunos foram recebidos pelo presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro.

Os alunos do 5º ano do Colégio Tic-Tac & Instituto Penrabel passaram a manhã na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) para continuar os aprendizados sobre a separação dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Eles visitaram as dependências e puderam acompanhar a sessão plenária.


Por proposição do deputado e presidente da ALEMS, Gerson Claro (PP), os 28 alunos foram acompanhados pela coordenadora geral Gisele Moreira Pinto de Lima, da auxiliar Miria Barbosa Gomes e da professora da turma, Charlene Silva Martins. O presidente anunciou a presença deles no Plenário Júlio Maia e disse que todos são bem-vindos à Casa do Povo e da Cidadania. "Sejam bem-vindos, muito bom ter alunos para conhecer o trabalho do Legislativo, pois aqui também é a Casa da Democracia Sul-mato-grossense", ressaltou. 

Segundo a professora Charlene, os alunos estudaram há pouco tempo as funções de cada Poder. “Estarem aqui hoje é uma aula prática. Vão ver aquilo que leram nos livros. E para a formação do cidadão também será muito importante, a gente fala muito sobre o cidadão crítico, para saber onde buscar seus direitos, em quem votar, como votar e acompanhar. Falamos sobre a importância da democracia e eles também podem ir em busca de quem está disponível para ouvi-los”, ressaltou.


Nas dependências puderam observar a arte indígena exposta no saguão e encontraram uma das parlamentares da 24ª Legislatura. “Muito bacana essa participação, trazer para conhecer nossa a realidade e fui questionada pela falta de mulheres no Legislativo. Aproveitei e falei que aqui somos três mulheres, expliquei como é importante que saibam que aqui é a Casa do Povo e como precisam saber sobre representatividade e da necessidade de mais mulheres na política", contou a deputada Lia Nogueira (PSDB).


A aluna Alessandra Benco de Carvalho concordou. “Eu adorei visitar e não penso em entrar na política, mas a mulher, se ela quiser, ela pode entrar. Seria bom ter mais mulheres, porque se tem uma mulher e um homem, os dois podem ter ideias que juntas são melhores”, considerou. O aluno David de Oliveira disse foi um dia inesquecível. “Achei muito legal e muito importante, nunca vou esquecer”, disse.


As visitas guiadas são gratuitas e podem ser agendadas por quaisquer grupos, escolares ou não, com o Cerimonial do Legislativo pelo telefone: (67) 3389-6359/6233.

Assessoria de Imprensa do TOPS DO MS NEWS.