Aprovado: Projeto que autoriza a instalação de câmeras em escolas da REME segue para sanção do prefeito.
O Projeto de Lei (10.151/21), que dispõe sobre a instalação de câmeras de monitoramento de segurança nas cercanias e escolas da Rede Municipal de Ensino (REME), de autoria do vereador Tiago Vargas (PSD), foi aprovado em segunda discussão, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (9), e segue agora para sanção do prefeito Marquinhos Trad (PSD).
“Agradeço aos nobres pares pela aprovação deste projeto, que é de suma importância à sociedade. Os equipamentos ajudarão na segurança dos alunos e professores, que é o objetivo principal desta ideia”, afirmou o vereador.
“Contribuir com a sociedade por meio dos meus projetos é uma satisfação imensa, pois sempre atuo pelo bem-estar da população”, completou.
O Projeto de Lei autoriza o Poder Executivo Municipal a adquirir e instalar câmeras de monitoramento de segurança nas dependências e cercanias das escolas da Rede Municipal de Ensino.
Conforme a proposta, cada unidade escolar terá, no mínimo, duas câmeras de segurança que registrem permanentemente as suas áreas externas e de acesso, sendo vedada a instalação nas salas de aula e sala dos professores.
Profissional da educação apoia o projeto
A professora Caroline Ribeiro, de 37 anos, que atua tanto na Rede Estadual de Ensino como na Municipal, há 11 anos, apoia a instalação dos equipamentos, desde que eles sejam apenas para a segurança de todos.
“A instalação das câmeras pode trazer benefícios na repressão e prevenção de crimes. Penso que as imagens devem ser registradas com uma finalidade específica, explícita e legítima, que é a segurança da comunidade escolar e não para qualquer outra finalidade, como, por exemplo, monitoramento do comportamento de educadores e educandos”, afirmou.