Arquiteta e pecuarista voltam à prisão pelo desvio milionário na Prefeitura de Amambai.

Publicado em
Arquiteta e pecuarista voltam à prisão pelo desvio milionário na Prefeitura de Amambai.

Juiz Daniel Raymundo da Matta manteve a prisão dos réus durante audiência de custódia (Foto: Arquivo)


A arquiteta Jucélia Barros Rodrigues, 52 anos, e o pecuarista Julio Arantes Varoni, 62, voltaram à prisão pelo suposto desvio milionário na Prefeitura de Amambai. Eles são acusados de integrar a organização criminosa comandada pelo ex-vereador Valter Brito da Silva (PSDB), que voltou a cumprir prisão domiciliar pelo escândalo revelado na Operação Laços Ocultos.

A empresária Joice Mara Estigarribia da Silva, que firmou acordo de delação premiada, teve a prisão preventiva revogada pela Justiça. Ela aceitou colaborar com a Justiça e apresentar provas dos supostos desvios, fraudes em licitações e pagamentos de propina para o tucano.

Inicialmente, os réus foram presos por determinação do juiz Daniel Raymundo da Matta, da Vara Criminal de Amambai, em 16 de novembro do ano passado, quando houve a deflagração da Operação Laços Ocultos. Jucélia e Júlio ficaram foragidos por vários meses.

 
No entanto, o processo teve reviravolta quando a 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça considerou que o juízo do interior não era competente para analisar o caso porque envolvia o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). O desembargador Luiz Cláudio Bonassini da Silva, relator no TJMS, revogou a prisão dos réus até a análise do caso por uma das varas criminais de  Campo Grande.

A juíza Eucélia Moreira Cassal, da 3ª Vara Criminal, convalidou as decisões do magistrado de Amambai e decretou a prisão dos réus, inclusive as domiciliares. A Polícia Civil de Amambai cumpriu os mandados de prisão contra Jucélia e Arantes. A audiência de custódia ocorreu na última quarta-feira (7).

Os réus deverão apelar novamente ao Tribunal de Justiça, que foi responsável pela revogação das prisões de outros envolvidos no escândalo.

Assessoria de Imprensa do TOPS DO MS NEWS.