‘Caixa Encantada’ arrecada mais de 126,8 mil brinquedos, que vão beneficiar 517 instituições em MS.

Publicado em
‘Caixa Encantada’ arrecada mais de 126,8 mil brinquedos, que vão beneficiar 517 instituições em MS.

Com mais de 126,8 mil brinquedos arrecadados na campanha “Caixa Encantada – Doe um Brinquedo, Compartilhe Magia”, crianças assistidas por 517 instituições em 53 municípios de Mato Grosso do Sul serão beneficiadas.

O governador Eduardo Riedel e a primeira-dama do Estado, Mônica Riedel – que é a madrinha da ação –, participaram do encerramento da campanha realizado na manhã desta segunda-feira (1°). E na tarde de hoje será realizado o “Dia D Magia”, uma tarde de diversão com as crianças beneficiadas pela campanha, no Bioparque Pantanal.

“É incrível como a campanha cresceu. Em 2023, nosso primeiro ano, foram 43 mil brinquedos, no ano passado 75 mil, e neste ano 126 mil brinquedos. É muita coisa e não é só pelo volume, é pela mobilização, pela capacidade da gente conseguir estar unido em torno de apoiar quem mais precisa. Parece uma coisa tão simples, uma bola de futebol, uma boneca, um carrinho, mas o gesto de chegar na mão daquela pessoa que não teria como ter acesso a isso, para nós, no Mato Grosso do Sul, é algo realmente transformador. E, acima de tudo, uma lição para que a gente pratique isso no dia a dia, no nosso cotidiano, não só na campanha do Governo”, disse Riedel.

A ação, que é uma iniciativa solidária promovida pelo Governo do Estado e organizada pela SAD (Secretaria de Estado de Administração), completa dez anos e em cada edição expande a atuação beneficiando cada vez mais crianças.

A campanha conta ainda com o engajamento de diversos órgãos públicos, instituições privadas, empresas parceiras e servidores estaduais, que se unem para levar alegria e magia às crianças beneficiadas. No ano passado a iniciativa arrecadou mais de 75 mil brinquedos, distribuídos a 356 entidades em 44 municípios. Já em 2025 houve a ampliação do impacto social.

“Agradeço a todos os multiplicadores que fizeram, pediram doações, mobilizaram, embrulharam. Tudo é muito difícil de fazer, e para poder entregar o mais rápido possível, a gente depende de muito trabalho. Na primeira etapa a gente recebe as doações, os brinquedos chegam, depois a gente tem que embalar tudo, selecionar por categoria, por idade. Trouxemos a linha de produção para cá, e o resultado foi que vamos bater recorde, tanto na organização quanto na entrega”, disse Mônica Riedel.

O propósito da campanha é arrecadar brinquedos (novos ou usados em bom estado) que são doados para crianças em situação de vulnerabilidade social, atendidas por instituições cadastradas em Campo Grande e no interior.

“Coloquei um desafio, uma meta para todos os servidores, de no ano que vem atedermos os 79 municípios, pois o impacto realmente é muito grande. Significa fortalecer o espírito de solidariedade. A criança que recebe, ela sem dúvida nenhuma fica muito feliz com aquele gesto”, disse Riedel.

A Corrida dos Poderes, realizada em outubro, foi a ação inicial de arrecadação da campanha, com a doação de brinquedos na retirada dos kits da corrida pelos participantes. Em 2023 a campanha começou com aproximadamente 2,5 mil brinquedos arrecadados exclusivamente por meio das inscrições da Corrida dos Poderes. Em 2024 esse número cresceu chegando a 3,7 mil brinquedos e em 2025 totalizou 4,2 mil.

O período de arrecadação ocorreu entre 1º de outubro e 19 de novembro. A inscrição das entidades foi realizada entre 2 e 24 de outubro. A etapa de triagem aconteceu de 21 de novembro a 6 de dezembro. Já a entrega para as entidades será realizada entre 3 e 10 de dezembro.

“A arrecadação surpreendeu todas as expectativas. Nós tínhamos uma meta inicial de 100 mil brinquedos, e dessa vez a gente conseguiu chegar a 126 mil brinquedos. O mais importante é a sociedade como um todo entender que isso é uma ação coletiva que impacta na vida das pessoas. Quando as instituições fazem as suas inscrições, elas colocam o perfil de atendimento, o número de crianças e nós temos isso catalogado, organizado e a gente vai montando os kits específicos para cada instituição. Nós temos uma logística muito alinhada para que a gente possa cada vez ser mais assertivo”, disse o secretário adjunto da SAD, Roberto Gurgel.

Assessoria de Imprensa do TOPS DO MS NEWS.