Câmara antecipa eleição da presidência em 18 meses para fortalecer presidente eleito há seis meses.

Publicado em
Câmara antecipa eleição da presidência em 18 meses para fortalecer presidente eleito há seis meses.

Papy foi eleito presidente da Mesa Diretora em janeiro e seu mandato se encerra apenas no fim de 2026.

Pouco mais de seis meses após ser eleito como presidente da mesa diretora na Câmara Municipal de Campo Grande, o vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB) , já é articulado para ser reeleito para o cargo. 

O regimento interno da Casa de Leis não estabelece uma data certa para a eleição da Mesa Diretora, somente estabelece como data limite o dia 22 de dezembro do último ano do mandato da Mesa, sendo que a posse deve ocorrer no dia 1º de janeiro do ano seguinte. 

Assim, o movimento de articulação para que Papy ocupe novamente o cargo alto na Casa, ocorre tecnicamente um ano e meio antes da data do novo pleito. 

Nesta terça-feira (8) a bancada do PSDB, através do líder da bancada Victor Rocha declarou apoio à reeleição do tucano, que deve ocorrer no final do ano de 2026. Papy foi eleito por unanimidade em 1º de janeiro deste ano, o que garantiu seu lugar no pleito para um mandato de dois anos. 

“Nosso apoio é fruto de um reconhecimento à seriedade da condução da presidência e à abertura permanente para o diálogo com todas as bancadas. Entendemos que a continuidade dessa gestão é fundamental para que a Câmara siga avançando em prol da população de Campo Grande”, afirmou Victor Rocha. 

A proposta de realizar a eleição com 18 meses de antecedência é justificada pelos parlamentares como uma estratégia para garantir uma certa estabilidade da Câmara em meio ao cenário eleitoral do próximo ano. 

O vereador Carlão (PSDB), que já foi presidente da Câmara e hoje atua como 1º secretário, também foi reeleito com um ano e meio de antecedência na sua gestão anterior. 

A nova composição da Mesa Diretora já está quase definida e deve compor nomes de vários partidos. A chapa deve ser composta da seguinte forma:

Papy (PSDB) na presidência
André Salineiro (PL) como 1º vice
Dr. Lívio (União Brasil) como 2º vice
Neto Santos (Republicanos) como 3º vice
Carlão (PSB) como 1º secretário
Luiza Ribeiro (PT) como 2ª secretária
Ronilço Guerreiro (Podemos) como 3º secretário


A eleição deve ocorrer em breve, antes do recesso parlamentar neste mês. No entanto, só começa a valer em 2027. Até lá, Papy segue no comando da Câmara no atual mandato, que é válido até o final do ano de 2026. 

Papy afirma que prefere ficar de fora das negociações e deixar que os colegas construam uma decisão a partir do consenso comum.

“Desde janeiro os vereadores conversam sobre isso. A ideia é dar continuidade a uma liderança que já é reconhecida”, explicou. Ele também lembrou que todos os presidentes antes dele tiveram quatro anos de mandato, o que tem se tornado algo "natural". 

O nome do vereador também é aceito pela bancada da oposição. O ex-prefeito Marcos Trad (PDT) afirmou que Papy tem um relacionamento de confiança com os colegas.

"Ele tem realizado um trabalho que não compromete a Casa e adquiriu a confiança de seus pares. Não vejo nenhum óbice jurídico-administrativo para sua recondução", afirmou Trad.

Assessoria de Imprensa do TOPS DO MS NEWS.