Casa Rosa contará com acadêmicos da UEMS na luta contra o Câncer de Mama.

Publicado em
Casa Rosa contará com acadêmicos da UEMS na luta contra o Câncer de Mama.

Vereador e médico, Dr. Victor Rocha reforça a importância da participação acadêmica na Casa Rosa, pois, em apenas 3 meses de funcionamento 13 mulheres já foram diagnosticadas com a doença e estão em tratamento.

Durante a visita do reitor da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Professor Laércio de Carvalho, na Casa Rosa, juntamente com o Deputado Federal Dagoberto Nogueira, realizado na quinta-feira (10) ficou definida a participação de acadêmicos dos cursos de enfermagem e medicina para aprenderem no ambulatório de mastologia, coordenado pelo vereador e médico, Dr. Victor Rocha.

Victor Rocha defende a participação acadêmica, pois contribui com a formação acadêmica dos alunos e contribui no atendimento das mulheres que estão na fila aguardando para poderem fazer seus exames e consultas com mastologista. “Quando começamos a Casa Rosa havia 1.040 mulheres na fila de espera. Porém, o Sistema de Regulação do SUS só oferecia em torno de 120 vagas/mês de consulta com mastologista, nós temos oferecido em média 320 vagas por mês. Nossa expectativa é zerar essa fila em breve”.

Para o reitor, Professor Laércio de Carvalho a participação dos acadêmicos é uma forma de a UEMS estar participando da vida da sociedade, além de contribuir com a formação acadêmica de seus alunos. “A universidade só tem sentido se devolver em forma de ações concretas para a população. A Casa Rosa é uma realidade de serviço de qualidade, entregas e soluções para as mulheres na área de mastologia de MS”.

Para a acadêmica de medicina da UEMS, que já atua na Casa Rosa, Adriane Menezes de Medeiros participar do projeto é uma oportunidade única. “Quando fui convidada pelo Dr. Victor para participar da Casa Rosa já fiquei encantada com o projeto e agora fazendo parte da sua equipe e podendo ajudar e aprender aqui tem sido muito significante para mim. Tenho certeza que serei uma pessoa melhor e uma profissional melhor”.

Já o deputado federal, Dagoberto Nogueira, garantiu que irá contribuir financeiramente, por meio de emenda parlamentar, para que a Casa Rosa continue oferecendo exames e consultas com mastologistas às mulheres sul-mato-grossenses. “Não é possível uma mulher ficar 2 anos esperando para poder fazer seus exames e consultar com um médico mastologista. A Casa Rosa veio sanar esse déficit na Saúde Sul-mato-grossense, por isso, todos os anos eu vou destinar emenda parlamentar para continuar os trabalhos implantados pelo vereador e médico Dr. Victor Rocha através da Casa Rosa, que em tão pouco tempo de funcionamento tem mostrado resultados robustos”.

Saiba mais sobre a Casa Rosa: A Casa Rosa proporciona um ambiente integrado, onde é possível passar por consulta e exames de mamografia, ultrassom de mamas e biópsia em um único dia, com a mesma agilidade e eficiência da rede particular de saúde. Garantindo que doenças sejam diagnosticadas precocemente e o tratamento possa ser mais eficaz e assertivo.

São três meses de funcionamento da Casa Rosa e já foram realizados mais de 720 atendimentos (entre primeira consulta e retorno). Foram realizadas 106 mamografias, 347 ultrassonografias, 86 biópsias e anatomopatológicos. Sendo confirmado com antecedência 13 mulheres com câncer de mama que já estão em tratamento.

Atendimento na Casa Rosa: Para a mulher que deseja ser atendida na Casa Rosa, basta procurar uma unidade de saúde próxima a sua residência e pegar o encaminhamento ao ambulatório de mastologia do Dr. Victor Rocha.