CCJR aprova projeto de lei que destina receita de multas ao programa CNH MS Social.

Publicado em
CCJR aprova projeto de lei que destina receita de multas ao programa CNH MS Social.

Deputados integrantes da Comissão de Constituição, Justiça e Redação ainda aprovaram outras 8 matérias.

Nove propostas foram aprovadas pelos deputados integrantes da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) durante reunião realizada nesta quarta-feira (3). Entre as matérias está o Projeto de Lei 172/2025, de autoria do deputado Gerson Claro (PP), presidente da ALEMS, que institui o Programa Estadual CNH MS SOCIAL, para incluir a destinação de recursos oriundos da arrecadação de multas de trânsito em seu custeio.


Pela proposta analisada com parecer favorável pelo relator deputado Pedrossian Neto (PSD), membro da CCJR, a Lei Estadual 5.806/2021, que institui o programa, prevê como fontes de custeio do programa CNH MS Social os recursos orçamentários do Detran/MS; os convênios, doações e emendas parlamentares; e outras fontes legalmente autorizadas. A proposta acrescenta, nessa relação, a receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito, nos termos do Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal 9.503/1997).


Também analisado com parecer favorável pelo deputado Pedrossian Neto, o Projeto de Decreto Legislativo 9/2025, de autoria da Mesa Diretora da ALEMS, aprova o Plano de Aplicação de Recursos do Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundersul), para o exercício de 2025. A proposta segue à Ordem do Dia.


Relatado com parecer favorável pelo deputado Caravina (PSDB), presidente da CCJR, e acompanhado pelos demais parlamentares integrantes da comissão, o Projeto de Lei Complementar 3/2025, do Poder Executivo, que altera a Lei Complementar 114, de 19 de dezembro de 2005, a respeito da Lei Orgânica da Policia Civil do Estado, vai para Ordem do Dia. A matéria visa ampliar as hipóteses de lotação dos integrantes da carreira de Delegado de Polícia de Classe Especial para que possam desempenhar as diversas funções existentes na estrutura da corporação a fim de suprir lacunas nos locais necessários.


Já o Projeto de Lei 208/2025, do deputado Zé Teixeira (PL), que declara de utilidade pública estadual a Associação da União dos Moradores de Montese, com sede no município de Itaporã, foi relatado com parecer favorável pelo relator, deputado Caravina, além dos outros parlamentares.


Medalha


O Projeto de Resolução 31/2025, de autoria do deputado Roberto Hashioka (União), que acrescenta dispositivos à Resolução 8/2023, que institui a Medalha do Mérito da Juventude Anderson Barão e Luiz Torchetti, foi relatada com parecer favorável pelo deputado Junior Mochi (MDB), vice-presidente da CCJR. O parecer foi acatado pelos outros membros da comissão.


Analisado também por Mochi, o Projeto de Lei 206/2025, de autoria do deputado Caravina, que inclui o Arraiá do Imaculado Coração de Maria no calendário oficial de eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, foi aprovado por unanimidade pela CCJR. Segue à Ordem do Dia.


Duas propostas foram relatadas com parecer favorável pelo deputado Paulo Duarte (PSB), membro da CCJR: Projeto de Resolução 29/2025, de autoria do deputado Neno Razuk (PL), a respeito de concessão de Título de Cidadã Sul-Mato-Grossense, e Projeto de Lei 211/2025, do Poder Judiciário, que dispõe sobre a reorganização das serventias notariais e de registros na sede da Comarca de Corumbá.


Ainda foi aprovado o Projeto de Lei 198/25, do Poder Judiciário, que dispõe sobre a reorganização das serventias notariais e de registros na sede da comarca de Cassilândia. Analisada com parecer favorável pelo deputado Neno Razuk, membro da CCJR, a decisão foi acatada pelos demais membros.

Assessoria de Imprensa do TOPS DO MS NEWS.