Conselheiro Jerson Domingos preside sessão em despedida do TCE-MS.
Conselheiro presidiu a sessão. (Divulgação TCE-MS)
O conselheiro do TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) Jerson Domingos se despediu do cargo, nesta quarta-feira (12). O presidente da Corte de Contas, Flávio Kayatt, autorizou que Domingos presidisse a Sessão do Pleno como forma de simbolizar a despedida do vice-presidente devido à aposentadoria compulsória.
Apesar da aposentadoria do TCE, Jerson Domingues não pretende abandonar a vida pública. O político já manifestou interesse em disputar a eleição para deputado estadual em 2026, cargo que ocupou por 20 anos antes de ser empossado como conselheiro.
Jerson Domingos irá completar 75 anos nesta sexta-feira (14). O conselheiro atuou no TCE-MS por dez anos, sendo dois como presidente da Corte de Contas. Ele era deputado estadual pelo MDB e presidente da Assembleia Legislativa quando foi indicado ao cargo pelo então governador André Puccinelli, líder do partido em Mato Grosso do Sul.
Ele foi indicado para assumir a vacância do ex-conselheiro Cícero de Souza. Desta vez, o cotado para assumir a vaga de Jerson Domingos é o ex-secretário da Casa Civil de Mato Grosso do Sul, Sérgio de Paula. A vaga de Domingos é de indicação da Alems, e os deputados estaduais Paulo Corrêa (PSDB) e Márcio Fernandes (MDB) também manifestaram intenção ao cargo.
No entanto, somente após a comunicação oficial do TCE-MS sobre a vaga é que o espaço estará aberto para discussão.
Despedida
A 11ª sessão plenária contou com a presença dos conselheiros Iran Coelho das Neves, Osmar Jeronymo e Marcio Monteiro, além do conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira e do procurador-geral de contas do MPC (Ministério Público de Contas), João Antônio de Oliveira Martins Junior. O conselheiro Waldir Neves participou de forma virtual.
A pauta da sessão incluiu a relatoria de sete processos referentes a recursos ordinários e uma proposição, relatada pelo corregedor-geral, conselheiro Marcio Monteiro.
A Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas) encaminhou uma carta de agradecimento pelos serviços prestados.
Um dos destaques da gestão como presidente do TCE-MS foi a criação do PPI (Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância).
O programa trabalha na transversalidade e na efetivação dos direitos previstos no Marco Legal da Primeira Infância. A iniciativa une municípios, órgãos de controle e gestores para garantir um início de vida digno, saudável e com acesso à educação e cuidados básicos.
“Sou grato a Deus por me conceder esta oportunidade. Considero-me um dos muitos afortunados no Brasil por ter recebido carinho, amor, respeito e consideração. Retribuo tudo isso com uma única palavra: gratidão”, disse Domingos durante a sessão.
Assessoria de Imprensa do TOPS DO MS NEWS.