Deputado representa ALEMS em acordo do MPMS que prevê construção de hospital em Corumbá.

Publicado em
Deputado representa ALEMS em acordo do MPMS que prevê construção de hospital em Corumbá.

Deputado Paulo Duarte, procurador-geral, Romão Ávila, e o prefeito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira, durante o evento.

Nesta quinta-feira (6), o deputado estadual Paulo Duarte (PSB) representou a Assembleia Legislativa (ALEMS) em ato realizado pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) para garantir a continuidade da prestação de serviços de saúde no município de Corumbá por meio da Santa Casa do município. Esse foi o primeiro grande acordo formalizado pelo Centro de Autocomposição do MPMS (Compor) e prevê a construção de um novo hospital na cidade, dentro do prazo de seis anos.


O município de Corumbá e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul firmaram o acordo para a execução de medidas voltadas à resolução do litígio envolvendo a Associação Beneficente de Corumbá – Santa Casa. A iniciativa tem como objetivo manter a intervenção municipal na unidade hospitalar, garantindo a continuidade da prestação dos serviços de saúde pactuados com o Estado e o município, além de fortalecer a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).


A ação civil pública referente ao caso está em andamento desde 2018 e, por meio deste acordo, será possível executar um Plano de Ajuste Assistencial, Operacional, Administrativo e Financeiro voltado ao hospital de Corumbá. Entre as medidas previstas, destaca-se a implementação de um sistema de monitoramento do fluxo de caixa, a redução de desperdícios e a revisão de processos internos, com o objetivo de aumentar a eficiência e reduzir custos operacionais sem comprometer a qualidade dos atendimentos prestados.


Além dessas ações, estão sendo conduzidos estudos para a estruturação do projeto de construção e operação do Hospital Regional do Pantanal. A nova unidade representará um avanço significativo para a saúde da região, ampliando o acesso da população a serviços médicos de alta qualidade.


“Com este acordo, o município de Corumbá reafirma seu compromisso com a saúde pública, garantindo que a Santa Casa continue funcionando de maneira eficiente e estruturada, proporcionando um atendimento digno e humanizado à população”, explica o deputado Paulo Duarte. Já o procurador-geral de Justiça, Romão Ávila Milhan Junior, celebrou o início dos trabalhos do Compor, que é uma estrutura para a resolução consensual de conflitos e que tem apresentados excelentes resultados para a sociedade. “Estamos presenciando hoje a efetivação de direitos, que se concretiza na solução de um prolongado impasse quanto ao repasse de recursos para a área de saúde e a implantação de um hospital regional para toda a população de Corumbá”, comemora o procurador-geral da Justiça.


O governador do Estado, Eduardo Riedel, que participou do ato, parabenizou o MPMS por cumprir sua atribuição legal, buscando uma solução para a melhoria dos serviços à população. “Esse acordo firmado hoje demonstra muita maturidade das instituições, caminhando juntas para a busca de soluções, em detrimento do litígio. É um compromisso compartilhado, que tem um objetivo em comum, sem que nenhum ente se furte à sua responsabilidade”, ressaltou. Em seu discurso, o Governador relembrou um episódio de sua campanha (2022), quando, em visita ao município, conversou com uma mãe que havia perdido o filho devido à falta de uma UTI neonatal. Riedel reforçou que os investimentos previstos são um compromisso de Estado. “É nossa responsabilidade enquanto Estado. Não podemos perder o senso de realidade da sociedade”, reiterou.


“Quando assumimos essa gestão nos deparamos com algumas dificuldades. Hoje, as despesas diárias da Santa Casa não estão sendo pagas. Recentemente, chegamos a falar até sobre cortes na folha salarial. Vamos precisar fazer o dever de casa e investir na rede pública de saúde para reduzir a sobrecarga no Hospital de Corumbá”, afirmou o prefeito corumbaense, Gabriel Alves de Oliveira. Sobre o acordo, Gabriel completou: “o que vimos aqui foi um acordo muito bem-feito, que vai contribuir para que, daqui para frente, possamos investir mais tanto na baixa quanto na alta complexidade da saúde”.

Assessoria de Imprensa do TOPS DO MS NEWS.