Governo de MS fecha acordo de projetos culturais com Paraguai e discute ‘irmandade’ com Amambay.

Assinatura do acordo contou com presença do governador do Departamento de Amambay, que faz fronteira com Mato Grosso do Sul.

Publicado em
Governo de MS fecha acordo de projetos culturais com Paraguai e discute ‘irmandade’ com Amambay.

O Governo de Mato Grosso do Sul e do Departamento de Amambay, do Paraguai, assinaram acordo de intercâmbio para desenvolver projetos culturais entre os estados. A solenidade, na manhã desta terça-feira (28), contou com a presença do governador de Amambay, Juan Silvino Acosta.

O governador Eduardo Riedel (PSDB) destacou que a formalização do acordo vai integrar ainda mais as culturas sul-mato-grossenses e paraguaia, que historicamente já são intensas e integradas.

“Nossos estados têm uma longa história. A nossa cultura sul-mato-grossense se deve muito ao Paraguai, seja na música e nos hábitos. Tudo que construímos no Estado nós temos como referência. Para o Mato Grosso do Sul é muito importante formalizar esta parceria”, afirmou Riedel.

Já governador de Amambay declarou ser um apreciador da cultura e o momento em que o Brasil e Paraguai vivem de pleno desenvolvimento econômico com a implantação da Rota Bioceânica e investimentos fortalece ainda mais a integração entre os países em todos os setores.

O acordo inclui intercâmbios artísticos e educativos, participação em festivais internacionais, colaboração na conservação do patrimônio cultural e projetos em biblioteconomia, cinema e artes cênicas.

No encontro, os governos conversaram sobre a possibilidade de firmar o Convênio de Irmandade e Cooperação, que declararia MS e Amambay como irmãs, para promover ações em conjuntos em diversos setores.

Durante a assinatura do acordo, o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), declarou que as iniciativas econômicas e novos investimentos elevam o nível de competitividade de ambos os países.

O governador Riedel aproveitou a oportunidade para convidar Juan Silvino para participar do Seminário Internacional da Rota Bioceânica, entre os dias 18 e 20 de fevereiro, em Campo Grande.

Assessoria de Imprensa do TOPS DO MS NEWS.