Landmark critica Consórcio Guaicurus: ‘Greve do ônibus afeta a vida de todos trabalhadores’
O vereador Landmark Rios do PT, ressalta que a greve do Consórcio Guaicurus impacta a vida de todos os trabalhadores e afirma que a situação não pode se prolongar. Na última sessão ordinária o parlamentar chegou a adiantar sobre a paralisação que fez os terminais amanhecerem vazios nesta manhã de segunda-feira (15).
“Campo Grande como nós falamos, na Casa de Leis na semana passada, que iria amanhecer no apagão. Apagão do transporte coletivo, isso impacta a vida dos trabalhadores e trabalhadoras também do Consórcio. Um apagão que mexe na casa da maioria das pessoas da Capital, que depende do transporte coletivo, das mulheres, dos homens, dos estudantes. Nós falamos na Câmara, alertamos, mas nada foi feito, muito pelo contrário”, disse o vereador.
Mais de 1 mil trabalhadores do Consórcio decidiram entrar em greve após assembleia geral realizada na última quinta-feira (11).
Conforme o STTCU-CG (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande), a categoria retorna às atividades normais somente com o pagamento do salário de novembro, do adiantamento e do 13º salário.
De acordo com informações apuradas pelo Jornal TOPS DO MS NEWS, os veículos ainda circularam normalmente no domingo (14). Os últimos ônibus chegaram às garagens por volta da 1h e, após serem recolhidos, não há previsão para voltarem a sair.
Na manhã desta segunda-feira, não havia movimento nos terminais Guaicurus e Morenão. Pontos de ônibus também estavam vazios.
Na última sexta-feira (12), o Consórcio Guaicurus efetuou o pagamento de 50% dos salários que estavam em atraso. Em nota, a empresa afirmou que as linhas de crédito disponíveis já estão comprometidas, o que limita a obtenção de novos recursos para quitar a dívida integralmente.
Ainda conforme o comunicado, os valores recebidos e os recursos disponíveis foram destinados prioritariamente à folha de pagamento dos funcionários, além do custeio de outros itens necessários para a circulação dos ônibus, como combustível e manutenção dos veículos.
Intervenção
Um comerciante entrou com ação popular na Justiça e pediu urgência na intervenção no Consórcio Guaicurus, concessionária que opera o sistema de transporte coletivo de Campo Grande, medida que está prevista no contrato.
A ação foi iniciada há duas semanas exigindo que a concessionária fosse afastada com base nas conclusões da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Transporte, que apontou idade da frota acima do permitido, falta de manutenção, falta de seguro e má gestão financeira.
Motoristas do Consórcio Guaicurus votaram a favor da paralisação na segunda-feira (15), durante a assembleia geral da madrugada da última quinta-feira (11). A categoria está com o salário de novembro, vale e 13° atrasados.
Assessoria de Imprensa do TOPS DO MS NEWS.