Mãe percorreu 1.100 km para imunizar filha com cardiopatia contra Covid-19 em MS

Família de adolescente iria fazer empréstimo para vacinar jovem nos Estados Unidos caso estado se recusasse a ajudar Emanuela.

Publicado em
Mãe percorreu 1.100 km para imunizar filha com cardiopatia contra Covid-19 em MS

Mãe de adolescente de 16 anos com cardiopatia percorreu 1.100 km para conseguir imunizar filha contra a Covid-19 em Campo Grande. Emanuela Spiker recebeu sua segunda dose nesta quarta-feira (15).

O estado de Mato Grosso do Sul foi o primeiro do Brasil a iniciar a aplicação de vacinas contra Covid-19 em adolescente com comorbidades e essa foi a luz no fim do túnel para Fabíola de Paoli, de 48 anos que estava buscando incessantemente uma forma de imunizar sua filha Emanuela que já passou por quatro cirurgias no coração.

"Eu andaria o mundo todo por minha filha, tinha uma angústia muito grande por ela não estar vacinada, os médicos me falavam que não sabiam se ela sobreviveria se pegasse Covid, vi uma matéria no jornal falando que o Mato Grosso do Sul tinha começado a vacinar adolescentes com comorbidades e falavam que iriam atender pessoas de fora, então eu trouxe a matéria embaixo do braço e vim com a minha filha".  

A primeira dose foi aplicada em 19 de junho e hoje a jovem voltou a Campo Grande para receber sua segunda dose e completar o ciclo de imunização.

Mãe e filha que vivem em Curitiba explicam que fariam um empréstimo para poder se vacinar nos Estados Unidos caso não pudessem se vacinar no Estado.

"Eu já não sabia o que fazer para proteger ela, se não fosse Mato Grosso do Sul, eu teria feito um empréstimo para levar minha filha para se vacinar nos Estados Unidos, estava desesperada, não sei como explicar minha alegria de ter sido acolhida neste Estado", informa Fabíola.  

Segundo o relato de Emanuela, o atendimento foi rápido e sem complicações tanto na primeira vez quanto na segunda.

"Chegamos aqui e buscamos um lugar para nos vacinar, estávamos com medo, mas fomos tão bem atendidas, choramos muito, e agendamos a segunda dose, hoje retornamos, e eu não sei explicar a alegria que sinto, vacinas salvam vidas, sou muito grata a ter tido essa oportunidade, sou muito grata ao Estado e aos profissionais de saúde que me atenderam".

Durante a aplicação da segunda dose em Emanuela, nesta quarta-feira, o secretário municipal de Saúde, José Mauro Pinto de Castro Filho se fez presente e reforçou o apoio a todas as pessoas que busquem vacinação no município.

"Nós entendemos que todos tem o direito de vacinar em qualquer estado, no caso dessa paciente ela operou o coração quatro vezes, a mãe ficou sabendo que abrimos o calendário para esse público, e veio em busca de se vacinar e o nosso papel é fazer com quer isso aconteça", pontuou o secretário.

O prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD) também esteve no Albano Franco e parabenizou os profissionais de saúde trabalhando para a imunização da população e elogiou os esforços da mãe de Emanuela.

"Nossos profissionais estão trabalhando sem parar para que consigamos nos imunizar o mais rápido e possível. Essa mãe nos mostrou a determinação que temos para proteger um filho, isso é lindo".

Mãe percorreu 1.100 km para imunizar filha com cardiopatia contra Covid em MS