Magistrados de MS participam da 87ª edição do ENCOGE.

Publicado em
Magistrados de MS participam da 87ª edição do ENCOGE.

Hoje e amanhã (26), acompanhado dos juízes auxiliares Renato Liberali e César Castilho, o Corregedor-Geral de Justiça, Des. Luiz Tadeu Barbosa Silva, está em São Luís (MA) para participar do 87º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais da Justiça do Brasil, que debaterá o tema "Justiça 4.0 - A transformação digital dos serviços do Judiciário brasileiro". Participam do evento ministros, desembargadores e juízes estaduais das 27 unidades da federação.

Durante os dois dias do evento, que estão sendo transmitidos ao vivo pelo canal do Youtube da Corregedoria do TJMA, serão debatidos temas relacionados ao aprimoramento dos serviços judiciais e extrajudiciais, no âmbito da justiça de 1º grau de jurisdição dos estados, além da troca de experiências em torno de boas práticas adotadas pelas corregedorias do Poder Judiciário no país.

Os participantes do encontro discutirão ainda diretrizes, uniformização de métodos e critérios administrativos, a realização de estudos acerca do aprofundamento dos temas e questões relacionadas à atividade correcional, e pretendem debater problemas e propostas de solução destinadas à Corregedoria Nacional de Justiça, dentre outros assuntos.

Na abertura do evento, a Corregedora Nacional de Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura (STJ), afirmou que atualmente o Poder Judiciário vive uma “revolução digital” na busca da excelência na prestação jurisdicional, e dos serviços notariais e de registros - uma meta relevante, alinhada aos debates sobre as questões contemporâneas.

“Findamos mais um ano extremamente desafiador no contexto disruptivo da pandemia no qual promovemos uma verdadeira transformação na forma como os serviços são prestados pelo Judiciário brasileiro e pelo serviço extrajudicial. A tecnologia nunca foi tão recorrente em nossas pautas como gestores preocupados com a prestação jurisdicional”, destacou a ministra.

Na programação estão temas importantes como Justiça 4.0: Inovações Tecnológicas
no Poder Judiciário; Teletrabalho: Riscos e Oportunidades; Cartórios Digitais e SREI; Desenvolvimento de Serviços de Apoio Centralizado e o Impacto na Prestação Jurisdicional; Central de Regulação de Vagas: Garantindo Direitos por meio da Gestão Prisional Eletrônica; Casamentos Comunitários por Videoconferência: Matrimônios On-line; Projeto Sigma; Laboratórios de Inovação: Caminho Criativo para a Justiça 4.0; Núcleos de Justiça 4.0: Instrumento para a Gestão do Acervo e Saneamento das Unidades Jurisdicionais; e Acesso à Justiça via Tecnologia.

Terminados os debates, os corregedores devem se reunir para a construção dos enunciados, antes da palestra final, que abordará Transformação Digital e Eficiência na Gestão Pública. Ao final do evento será divulgada a Carta do ENCOGE, com as deliberações da assembleia. O encontro está sendo realizado presencialmente, com a participação dos corregedores gerais dos tribunais de Justiça e de dois juízes auxiliares por Estado.

Homenagem – Durante a solenidade, algumas autoridades receberam a “Medalha de Honra ao Mérito Des. Décio Antônio Erpen”. O ministro Reynaldo Soares da Fonseca (STJ) representou os homenageados e falou sobre as mudanças operadas na sociedade contemporânea, decorrentes das inovações e dos avanços tecnológicos da ciência.

“A sociedade passou a reivindicar novos parâmetros sociais, em um novo modelo de convivência humana. Vive-se um tecido social complexo, extremamente veloz”, enfatizou.