Marquinhos Trad faz reunião e ainda deve liberar máscaras nas ruas de Campo Grande.

Segundo o prefeito, Campo Grande ainda tem 35% da população sem receber nenhuma dose da vacina e isso coloca em risco medidas de flexibilização.

Publicado em
 Marquinhos Trad faz reunião e ainda deve liberar máscaras nas ruas de Campo Grande.

O uso da máscara continuará sendo obrigatório em espaços fechados em Campo Grande, informou o prefeito da Capital, Marquinhos Trad na tarde desta quinta-feira (04).

A decisão foi tomada pensando no risco de uma alta de casos por conta dos 35% da população do município que ainda não tomaram nenhuma dose do imunizante contra a Covid-19.

"O uso de máscara vai continuar na nossa cidade, vamos passar por um momento de transição e é possível que em breve comecemos a testar a retirada da máscara, no entanto, nesse momento é preciso cautela, os 35% da população de Campo Grande que não tomaram nenhuma dose da vacina podem fazer voltarmos a adotar medidas mais restritivas, como aconteceu em muito lugares", disse Trad durante o evento que estuda flexibilizações das medidas de biossegurança na Capital.  

A população passa a ser desobrigada de usar máscara em lugares abertos sem aglomeração, mesma decisão decretada pelo Governo do Estado ontem (03).

"As pessoas poderão frequentar os altos da Avenida Afonso Pena sem máscaras, o Parque das Nações Indígenas, Campos, e até o centro, desde que este não esteja lotado como a 25 de março", disse Marquinhos.  

De acordo com o decreto estadual, o uso de máscara em lugares abertos não será mais obrigatório. Entretanto, manteve ativo o Decreto nº 15.456, que estabelece o uso do item de proteção apenas em locais fechados tanto públicos quanto privados.

O secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, o avanço na vacinação foi o principal indicador levado em consideração pela equipe técnica do Prosseguir para tomada de decisão.

No entanto, durante a transmissão ao vivo para informar os números da pandemia na manhã de ontem (03), o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende disse que ainda há casos da doença e frisou que outros países estão novamente endurecendo as medidas de segurança.

“Quero chamar todos os municípios para não descuidarem com a decisão tomada pelo comitê do Prosseguir acerca do uso de máscara. A manutenção do equipamento é importante no nosso estado e nós entendemos que ainda não é hora de afrouxar decisões relativas à Covid-19", declarou.

No presente momento, 654.381 pessoas se vacinaram com a primeira dose da vacina contra Covid-19 em Campo Grande, 592.002 tomaram duas doses ou dose única e 104.154 se vacinaram com a dose reforço. A porcentagem de pessoas imunizadas na Capital é de 65.34%.