PREFEITURA REALIZA EVENTO QUE APROXIMA UNIVERSO ACADÊMICO DA REALIDADE DE UNIDADES DA SAS.

Publicado em
PREFEITURA REALIZA EVENTO QUE APROXIMA UNIVERSO ACADÊMICO DA REALIDADE DE UNIDADES DA SAS.

A realização de capacitações e eventos que buscam fortalecer a cultura de educação continuada, além de aproximar as práticas profissionais ao campo acadêmico, é preocupação constante da Prefeitura de Campo Grande. Com foco nessa proposta, a Gerência de Gestão do Trabalho e Educação Permanente do SUAS, da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), realizou, esta semana, o 1º Colóquio de Boas Práticas em Estágio, que contou com o apoio da gerência de gestão da escola do SUAS, e teve como público-alvo, estagiários dos cursos de Psicologia e Serviço Social que cumpriram estágio nas unidades da SAS durante o ano.

Ao todo, 55 acadêmicos tiveram a oportunidade de acompanhar a rotina dos profissionais dessas duas áreas nas unidades da SAS, acompanhados por 42 supervisores.

O evento foi um reflexo do trabalho desenvolvido durante o ano todo pela gestão, que busca a valorização de ações norteadoras de práticas que orientam a reflexão sobre o trabalho e a construção de processos de aprendizagem colaborativa em todas as áreas da Rede Municipal de Assistência Social.

A secretária-adjunta de Assistência Social, Inês Mongenot falou sobre a importância de oportunizar estágio aos estudantes para aproximá-los das políticas públicas. “Vocês tiveram a possibilidade de conhecer, na prática, o trabalho de uma secretaria de tamanha relevância para os munícipes. Falar de políticas públicas de Assistência Social é apaixonante e espero que vocês tenham tido esse encantamento e que a gente possa promover o aprimoramento dessas políticas em parceria com as universidades”, afirmou.

De acordo com a superintendente de Gestão do SUAS, Marcilene Rodrigues, o objetivo do Colóquio foi incentivar a implementação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade.

“Com base na experiência que tiveram em observar o trabalho de nossas equipes, os acadêmicos desenvolveram um projeto de execução, orientados por um supervisor que pode, inclusive, se transformar no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estagiário”, ressaltou a superintendente. Ela ainda explica que os acadêmicos atuam apenas em atividades coletivas e supervisionadas, como visitas domiciliares.

Os trabalhos apresentados no Colóquio abordaram temas variados, com foco desde a saúde mental para os trabalhadores da SAS até práticas psicológicas com adolescentes.

“Nossa proposta é possibilitar um feedback de conhecimentos. O estágio é uma etapa de suma importância no processo de formação, que proporciona ao aluno discussões e esclarecimentos sobre a prática na Assistência Social”, pontuou a gerente de Gestão do Trabalho e Educação Permanente do SUAS, Elaine Rodrigues Teles.

A gerente também acredita que eventos que reforçam a importância da atuação dos estagiários, incentiva o interesse de acadêmicos em apostar na Rede de Assistência Social como opção de carreira, tanto que, atualmente, a SAS mantém parceria com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unigran e Uniasselvi, todas universidades que oferecem cursos de Serviço Social e Psicologia.

Paixão pela gestão pública

Um dos exemplos de estagiário que se identificou com a gestão pública foi Luís Carlos dos Santos Nunes, recém-formado pela UFMS e que apresentou trabalho com o tema “Representações Sociais do Envelhecimento”. Ele conta que já no início do curso de Psicologia se interessou pelo setor e a experiência no CCI “Jacques da Luz” e no Cras “Alair Barbosa Rezende”, ambos nas Moreninhas, reforçou a decisão de apostar na carreira pública.

“Fui muito bem acolhido nas unidades e puder perceber a importância de investir nas políticas públicas, além de ter um olhar mais próximo da realidade”, frisou o profissional, que desenvolveu um trabalho com foco em ações que garantam o envelhecimento saudável dos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

“Quando cheguei nas unidades não sabia que existia esse trabalho, além disso, no meio acadêmico não encontramos muitas informações sobre grupos de terceira idade, por isso tive a ideia de desenvolver um projeto para esse público, destacando a importância de utilizar esses espaços para manter as oficinas e atividades para os idosos”, finalizou.

PREFEITURA REALIZA EVENTO QUE APROXIMA UNIVERSO ACADÊMICO DA REALIDADE DE UNIDADES DA SAS.

PREFEITURA REALIZA EVENTO QUE APROXIMA UNIVERSO ACADÊMICO DA REALIDADE DE UNIDADES DA SAS.