Programa que cumpre quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável completa um ano de entregas.

Publicado em
Programa que cumpre quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável completa um ano de entregas.

Uma iniciativa inovadora que alia sustentabilidade e apoio à agricultura familiar faz aniversário neste mês de maio. O projeto “Adubando Oportunidades”, que é realizado pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, completa um ano de funcionamento.

Cumprindo quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, o projeto “Adubando Oportunidades”, garantiu ao longo do último ano o manejo correto dos resíduos e a entrega de mais de 720 toneladas de adubo orgânico aos produtores. Somente neste mês foram cerca de 100 toneladas.

“Nessa parceria com a Sidagro, nós das empresas sementeiras, pudemos dar uma finalidade correta e produtiva para os resíduos das sementes. O projeto surgiu por iniciativa da Prefeitura. Uma equipe de técnicos da Sidagro vieram aqui e observaram que havia esse resíduo de sementes e sugeriram a parceria para aproveitar e fazer o material orgânico para ofertar aos agricultores familiares”, explica Arnaldo Suzukawa, da Sementes Boi Gordo.

Programa que cumpre quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável completa um ano de entregas.

Proprietário da Chácara Vitória, localizada no Assentamento Sucuri, José Melquíades da Silva, é um dos beneficiados pelo adubo. Ele conta que trabalha com citros e também com manga de qualidade. “Trabalho por safra e a Sidagro sempre está aqui conosco apoiando em tudo. Eu só tenho a agradecer todo apoio, sempre temos algum serviço sendo prestado aqui”, diz.

Para participar do projeto é preciso estar inscrito no Cadastro Municipal do Produtor. Para realizar o cadastro é preciso procurar a Secretaria no telefone 4042-0497 ou se dirigir até a sede no endereço Rua Dr. Antônio Alves Arantes, 263 – Chácara Cachoeira.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

O projeto cumpre as ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável – ao apoiar a segurança alimentar e promover práticas agrícolas sustentáveis. A ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis – ao incentivar a redução de resíduos. A ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima – ao reduzir o uso de fertilizantes químicos e promover o sequestro de carbono no solo e a ODS 15 – Vida Terrestre – ao utilizar adubo orgânico, o que ajuda a manter a saúde do solo e a biodiversidade.

Assessoria de Imprensa do TOPS DO MS NEWS.