Projeto assegura notificação do vencimento da CNH via WhatsApp com 30 dias de antecedência.

Publicado em
Projeto assegura notificação do vencimento da CNH via WhatsApp com 30 dias de antecedência.

Paulo Corrêa é autor a matéria que garante o envio automático de notificação sobre o vencimento das CNHs, em Mato Grosso do Sul.

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 178/2025, de autoria do deputado e 1º secretário, Paulo Corrêa (PSDB), que assegura aos motoristas registrados no Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) o direito de receberem uma notificação via e-mail e/ou WhatsApp, informando sobre o vencimento de sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). 


A antecedência mínima assegurada da notificação é de 30 dias da data de validade, assim o Detran-MS deverá adaptar seu sistema de gestão de dados para viabilizar o envio automático de notificações por e-mail e/ou WhatsApp aos motoristas registrados, com as seguintes informações: a data de vencimento da CNH, instruções sobre o procedimento para renovação do documento, informações sobre a documentação necessária e os procedimentos no sistema online do órgão.


Já o titular da habilitação deve manter seus dados cadastrais atualizados junto ao Detran-MS, incluindo número de telefone e endereço de e-mail, para garantir o recebimento da notificação. Também deverá ser disponibilizado pelo Detran em seu site e aplicativo, informações sobre como o motorista pode alterar seus dados cadastrais, garantindo acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos.


“A notificação digital, por meio de canais como e-mail e WhatsApp, facilitará o processo de renovação, proporcionando ao motorista a informação de forma rápida e direta. A medida contribuirá para a redução da burocracia, visto que a utilização de meios digitais para notificação é uma forma moderna e eficaz de comunicação, alinhada às novas tecnologias e à digitalização dos serviços públicos; e também promove a inclusão digital, assegurando que todos os cidadãos, incluindo pessoas com deficiência e idosos, possam usufruir de forma plena desse benefício”, justificou o 1º secretário, deputado Paulo Corrêa. 

Assessoria de Imprensa do TOPS DO MS NEWS.