Relatado por Nelsinho Trad, projeto que isenta bolsa de estudo no IR avança no Senado.

Publicado em
Relatado por Nelsinho Trad, projeto que isenta bolsa de estudo no IR avança no Senado.

A proposta agora segue para análise da Comissão de Educação do Senado Federal.

A Comissão de Assuntos Econômicos aprovou nesta terça-feira (3) o projeto de lei que isenta as bolsas de estudo do recolhimento de imposto de renda e da contribuição à seguridade social (PL 2.670/2022).

O texto, proveniente da Câmara dos Deputados, recebeu um substitutivo do senador de Mato Grosso do Sul, Nelsinho Trad (PSD) e segue para a Comissão de Educação.

Conforme a Agência Senado, a regra, se aprovada, valerá para as bolsas de graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão e as concedidas em função de acordo ou convenção coletiva de trabalho.

De acordo com a proposição, as bolsas concedidos a alunos, professores, técnicos e pesquisadores não constituem qualquer forma de salário ou rendimento — mas sim doação de natureza indenizatória.

Para isso, há duas condições. As bolsas devem ser:

 

caracterizadas como doação; e
recebidas exclusivamente para realização de estudo, pesquisa ou extensão, cujos resultados não gerem vantagem financeira para o doador.
Relator da matéria, Nelsinho Trad destaca que o objetivo do projeto é esclarecer possíveis dúvidas interpretativas e promover igualdade entre instituições públicas e privadas de fomento à formação acadêmica.

“Apesar de o setor público já adotar essas práticas, há lacunas legais que precisam ser preenchidas, e esse projeto garante, com transparência e clareza, o direito dos bolsistas de todo o país”, explicou.

Assessoria de Imprensa do TOPS DO MS NEWS.