Semana Restaurativa em MS tem oficina para professores e Círculos de Diálogo em escolas.

Publicado em
Semana Restaurativa em MS tem oficina para professores e Círculos de Diálogo em escolas.

O Programa Justiça Restaurativa na Escola, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) e da Secretaria de Estado de Educação (SED), promoveu ao longo do mês de novembro atividades nos municípios do interior em alusão à Semana Restaurativa Nacional, que ocorre anualmente na terceira semana de novembro.

A equipe do Programa Justiça Restaurativa na Escola desenvolveu atividades presenciais em escolas da rede estadual dos municípios de Aquidauana, Miranda e Corguinho. Foram realizados Círculos de Diálogo e Oficinas de Comunicação Não-violenta para professores, coordenadores, diretores e funcionários.

As oficinas de Comunicação Não Violenta foram oferecidas em formato on-line para professores do curso de Práticas Restaurativas e foram ministradas pelos facilitadores de Campo Grande, que atuam como tutores do trabalho dos professores cursistas. Elas contaram com a participação de professores de Coxim e Mundo Novo, vinculados às Coordenadorias Regionais de Educação (CRES), que representam a SED nos municípios polo. Como resultado, os alunos cursistas desenvolveram círculos em seus municípios.

Também foram realizados dois Círculos de Diálogo no município de Camapuã, na Escola Estadual Marcio Elias Nery e na Escola Estadual Camilo Bonfim; um Círculo na Escola Estadual Carmelita Canale Rebuá, em Miranda, e um Círculo no município de Corguinho, na Escola Estadual José Alves Quito, encerrando as atividades da semana comemorativa da PJRE nesta sexta-feira (19).

As atividades nos municípios são a realização de um sonho de expandir o Programa Justiça Restaurativa na Escola para o interior do Estado, e contaram com a participação de professores do Curso de Práticas Restaurativas desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação em parceria com a Coordenadoria da Infância do TJMS. O curso objetiva formar facilitadores de círculos e vem demonstrando, por meio dos círculos desenvolvidos, o comprometimento dos professores cursistas com a Cultura da Paz.