Tribunal de Contas faz palestra em evento da CGM

O evento realizado no auditório do Paço Municipal reuniu autoridades que puderam conhecer um pouco sobre como tem atuado os sistemas que têm a CGM como órgão central.

Publicado em
Tribunal de Contas faz palestra em evento da CGM

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul participou na quinta-feira, 17 de fevereiro, da Apresentação dos Sistemas Administrativos de Responsabilidade da Controladoria-Geral do Município de Campo Grande (CGM). O evento realizado no auditório do Paço Municipal reuniu autoridades que puderam conhecer um pouco sobre como tem atuado os sistemas que têm a CGM como órgão central.

Presente no evento, o prefeito da Capital, Marcos Marcello Trad, destacou a importância do Tribunal de Contas na administração pública de Campo Grande. “Agradeço ao TCE-MS que sempre nos estendeu as mãos no sentido de orientar, sempre nos enviando técnicos capacitados e experientes para ajudar nosso funcionalismo pedagogicamente”.

O controlador-geral do município, Luiz Afonso de Freitas Gonçalves, agradeceu a presença das autoridades e destacou a parceria pedagógica do TCE-MS. “Agradeço ao Tribunal de Contas na pessoa do presidente-conselheiro Iran Coelho das Neves, pelo apoio para seguirmos com o trabalho da Controladoria”.

O diretor da Secretaria de Controle Externo do TCE-MS, Eduardo dos Santos Dionizio, palestrou sobre o tema, “A Atuação Sistêmica na Gestão Pública”. Em sua participação, Dionizio parabenizou a iniciativa do evento e ressaltou que a Corte de Contas tem sido um parceiro do bom gestor e que sempre tem apoiado o debate de forma clara e aberta junto aos órgãos de controle e jurisdicionados. “O Tribunal de Contas tem participado junto da Capital e dos demais municípios do Estado como um parceiro orientador, sem deixar de cumprir com seu papel constitucional de controle externo”.

Na explanação, Eduardo Dionizio teceu um breve histórico e pontuou que ao longo dos anos, o Brasil evoluiu para um sistema de administração mais voltado à cidadania. “Um sistema preocupado em devolver para o contribuinte uma política pública de qualidade na educação, saúde e infraestrutura, e isso tem sido possível porque a administração pública tem fortalecido o sistema de controle interno, com mais transparência em suas ações”.

Após a explanação do diretor-geral do TCE-MS, a manhã seguiu com as apresentações dos sistemas que são ligados à CGM de Campo Grande. A coordenadora-geral de Desenvolvimento do Sistema de Controle Interno, Gabriela Fonseca Alves, apresentou o Sistema de Controle Interno.

Apresentando o Sistema de Transparência Pública, esteve o diretor-geral de Transparência e Integridade, Arley de Queiroz Sandim. O Sistema de Correição foi apresentado pela corregedor-geral do município, Nancy Cabral Bento de Andrade, e o Sistema de Ouvidoria foi apresentado pelo ouvidor-geral do município, Marcos Shishido.