Vereador Professor André Luis faz Moção de Congratulação para Alicinda Tibério por sua reeleição como Cacica da Aldeia Água Bonita.

Publicado em
Vereador Professor André Luis faz Moção de Congratulação para Alicinda Tibério por sua reeleição como Cacica da Aldeia Água Bonita.

Na quinta-feira, dia 05 de outubro, o Plenário Oliva Enciso da Câmara Municipal de Campo Grande foi palco de um momento de reconhecimento e celebração da liderança feminina indígena na cidade. O vereador Professor André Luis, presidente da Comissão Especial das Causas Indígenas da Câmara Municipal, propôs uma Moção de Congratulação para Alicinda Tibério, em reconhecimento à sua reeleição como Cacica da Aldeia Água Bonita.

Durante a cerimônia, André Luis destacou a importância do reconhecimento de líderes como Alicinda Tibério: “É dever nosso, do legislativo, reconhecer pessoas que fazem a diferença. Ela é uma dessas pessoas, ela faz a diferença para o seu povo, principalmente sendo mulher, que é um tabu que se quebra dentro da comunidade indígena.”

Alicinda é uma figura de destaque na comunidade indígena de Campo Grande. Ela é a fundadora da Comunidade Tarsila do Amaral, uma das quatro aldeias indígenas urbanas da Capital, e foi a primeira presidente feminina do Conselho Municipal de Direitos e Defesa dos Povos Indígenas de Campo Grande. Durante sua gestão no conselho, promoveu o 1º Encontro Nacional das Mulheres Indígenas em parceria com o Conselho Nacional das Mulheres Indígenas (CONAMI). Além disso, em 2016, tornou-se a primeira funcionária intérprete da língua Terena da Casa da Mulher Brasileira.

Diante da notoriedade do feito, a vereadora Luiza Ribeiro, vice-presidente da Comissão Especial das Causas Indígenas, e os vereadores Alirio Villasanti, Ronilço Guerreiro e Ademir Santana também pediram para assinar a moção proposta pelo vereador André Luis.

A cerimônia contou com a participação da própria Cacica Alicinda Tibério que recebeu a moção das mãos dos vereadores e compartilhou suas palavras de gratidão e inspiração: “É um passo que a gente dá para a conquista das mulheres indígenas. Como Cacica, eu gostaria que houvesse muitas mulheres como eu, liderando comunidades.”

A Moção de Congratulação representa não apenas um reconhecimento merecido à Alicinda Tibério, mas também um incentivo à promoção da liderança feminina indígena e à valorização das importantes contribuições das comunidades indígenas para a cidade de Campo Grande.

Assessoria de Imprensa do TOPS DO MS NEWS.