Vereadora Luiza traz coordenadora nacional do MEC para debater falta de vagas na Educação Infantil em Campo Grande.

Publicado em
Vereadora Luiza traz coordenadora nacional do MEC para debater falta de vagas na Educação Infantil em Campo Grande.

A vereadora Luiza Ribeiro (PT), presidente da Comissão Permanente de Políticas e Direitos das Mulheres, de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara Municipal, realiza na próxima segunda-feira (01), às 9h, uma audiência pública sobre a falta de vagas na Educação Infantil em Campo Grande.

Essa Audiência Pública ocorre todos os anos e visa debater as questões relativas, especialmente, à fase da creche (zera a três anos). Campo Grande tem uma educação infantil de qualidade, pública, com 81% dos servidores concursados, com direção escolar eleita, coordenação pedagógica nas escolas, feita por professores e assistentes de educação infantil. Contudo, o município enfrenta uma realidade alarmante: mais de 5.600 crianças estão na fila de espera.

A situação, que se arrasta há anos, evidencia a insuficiência de políticas públicas para garantir o direito à educação de crianças de zero a quatro anos, etapa essencial para o desenvolvimento integral, conforme prevê a Constituição e o Plano Municipal de Educação (PME).

A audiência pública terá como tema “A falta de vagas na Educação Infantil em Campo Grande – Criança, seu tempo é hoje!” e busca denunciar a exclusão das crianças do acesso à educação, além de apontar caminhos e soluções para o problema que afeta milhares de famílias.

“Estamos diante de uma situação grave. Negar o acesso à Educação Infantil é negar às crianças a oportunidade de desenvolvimento pedagógico e social, além de penalizar famílias que ficam sem ter onde deixar seus filhos para poder trabalhar. Esse é um problema que se reflete em toda a sociedade, ampliando desigualdades sociais, econômicas e educacionais”, afirma a vereadora Luiza Ribeiro.

Para enriquecer o debate, está confirmada a presença de Rita Coelho, Coordenadora Nacional de Educação Infantil do Ministério da Educação (MEC), que trará a perspectiva federal sobre políticas e diretrizes voltadas ao setor. Também participarão: Ana Paula Gaspar Melim, Coordenadora do Fórum Estadual de Educação Infantil (FORUMEI/MS); Mariete Félix Rosa, do Comitê MS da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; Edson Cardoso, do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Defensoria Pública); Lucas Henrique Bitencurt, Secretário Municipal de Educação; Hélio Daher, Secretário Estadual de Educação.

A expectativa é que o encontro possibilite avanços concretos para enfrentar a carência de vagas e garanta que o direito à educação infantil seja respeitado em Campo Grande.

Assessoria de Imprensa do TOPS DO MS NEWS.