Comarca de Bataguassu reforma sala de videoconferência do presídio local.

Publicado em
Comarca de Bataguassu reforma sala de videoconferência do presídio local.

O Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, por meio da 1ª e 2ª Vara Cível e Criminal da comarca de Bataguassu, promoveu a reforma da sala de videoconferência do presídio local, garantindo uma melhoria na qualidade técnica e estrutural do espaço. A reforma foi custeada com recursos arrecadados das penas alternativas em parceria com o Ministério Público Estadual e a direção do estabelecimento penal.

Conforme explica o juiz da 2ª Vara de Bataguassu, Cezar Fidel Volpi, a obra foi iniciada em virtude das dificuldades existentes até então, pois o sistema de videoconferência disponível era bastante precário e havia um único computador, o que impactava na realização dos atos processuais.

“Na divisa do Estado temos muitos presos que compõem organizações criminosas, então é essencial que o sistema de videoconferência do presídio funcione bem. Além disso, a pandemia mostrou com mais ênfase o quanto é necessário que haja a tecnologia adequada sem os problemas de som etc. Então, em conversa com o MP da comarca, buscamos com os recursos das penas alternativas a reforma na sala e aquisição de equipamentos”, ressaltou o magistrado.

Por meio do promotor de justiça Edival Gourlart Quirino, foram formalizados acordos de penas alternativas nos juizados especiais criminais de Bataguassu. Os recursos arrecadados foram destinados para a reforma da sala de videoconferência e a compra de três computadores de última geração.

A obra teve início há cerca de dois meses e foi concluída na semana passada. “Hoje já podemos perceber os benefícios, pois a sala tem capacidade para a realização de três audiências simultaneamente, antes era apenas uma. Além de facilitar o trabalho do Poder Judiciário, quem, aliás, mais utiliza o espaço, também traz benefícios para a equipe do presídio e a polícia local, pois evita a necessidade de deslocamentos e escoltas de presos até o prédio do Fórum. Isso sem mencionar a questão da segurança”, destaca Cezar Volpi.

O magistrado finaliza reforçando a necessidade do Poder Judiciário utilizar a tecnologia a seu favor, o que ficou muito mais evidente em razão da pandemia. A parceria para a reforma da sala de videoconferências, que contou também com o empenho do diretor do presídio de Bataguassu, Luiz Fernando da Silva Jesus, vem ao encontro da ideia encampada nacionalmente pelo próprio Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reforça o juiz, facilitando não apenas as rotinas dos agentes públicos e setores envolvidos, mas também gerando mais segurança e economia de tempo e gastos com escolta.