Comitê de Saúde discute uso do pregão eletrônico para compra de medicamentos pelo SUS

Publicado em
Comitê de Saúde discute uso do pregão eletrônico para compra de medicamentos pelo SUS

Ao longo da tarde desta sexta-feira (24), os membros do Comitê Estadual de Mato Grosso do Sul do Fórum Nacional da Saúde do CNJ discutiram sugestões e demandas atinentes à saúde e soluções para a diminuição da judicialização desses casos. A 20ª reunião do Comitê foi presidida pelo seu coordenador, Desembargador Nélio Stábile, e contou com a participação de diversos de seus integrantes, além de profissionais convidados, com transmissão ao vivo pelo Youtube do TJMS.

Ao iniciar os trabalhos, o Des. Nélio Stábile lembrou aos presentes sobre a atuação do Comitê, o qual tem proporcionado “resultados de ordem prática e até fundamentais para resolver, ou pelo menos tentar resolver, a judicialização da saúde e, ao mesmo tempo, contribuir para a prestação de um serviço de melhor qualidade e amplitude a toda a população”.

Entre os assuntos discutidos, os integrantes deliberaram sobre o andamento da criação dos Comitês Regionais de Três Lagoas e de Corumbá, além da conclusão da implantação do Comitê Regional de Dourados. A expectativa é de que as instalações sejam concluídas até o final do mês de novembro deste ano.

O encontro contou com uma breve exposição de Haroldo Souza, auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS), sobre as dificuldades enfrentadas pelas secretarias municipais de saúde com relação ao cumprimento do teto da tabela CMED e da conscientização para a utilização do Pregão Eletrônico em busca de preços mais vantajosos, eliminando a dependência de fornecedores locais.

Outro tema discutido foi a superlotação dos leitos não Covid-19 em Campo Grande, onde, além da necessidade evidente de ampliação de leitos a médio e longo prazo, a promotora estadual de justiça Filomena Fluminham apresentou informações sobre as ações que o Ministério Público têm desenvolvido neste momento, como a proposta de solução paliativa para que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) assuma o compromisso de prestar o transporte imediato dos pacientes do interior do Estado que receberam alta e muitas vezes permanecem ocupando os leitos desnecessariamente, aguardando o transporte de retorno a seus municípios.

A próxima reunião está agendada para o dia 19 de novembro, às 14 horas.

Saiba mais – De acordo com dados do Comitê Estadual de Mato Grosso do Sul do Fórum Nacional da Saúde do CNJ, durante o ano de 2021, foram ajuizados 3.440 processos que versam sobre saúde pública em todo o Poder Judiciário estadual. Foram 432 ações somente no mês de agosto de 2021. Com relação à saúde suplementar, de janeiro a setembro de 2021 foi registrado o ajuizamento de 669 processos.

Desde sua criação, o Comitê de MS tem se mostrado um dos mais atuantes no país, contribuindo com diversas iniciativas eficazes para melhor gerir o sistema de saúde e a diminuição da necessidade do ingresso de novas ações. Todo o trabalho desenvolvido pelo Comitê pode ser acompanhado na página do Tribunal de Justiça pelo link https://www.tjms.jus.br/comitedasaude.