Feira de Ciências da REME reúne 104 projetos de 33 escolas municipais.

Publicado em
Feira de Ciências da REME reúne 104 projetos de 33 escolas municipais.

A 2ª edição da Fecit (Feira das Ciências, Inovação e Tecnologia) da REME (Rede Municipal de Ensino) de Campo Grande, iniciou nesta terça-feira (22), no Centro de Formação Lúdio Martins Coelho, localizado na Secretaria Municipal de Educação (Semed), com 33 escolas participantes e 104 projetos.

A Fecit é um evento para promoção e divulgação da iniciação científica da educação básica. Os alunos expõem até a próxima quarta-feira (23), projetos que, inclusive, já foram apresentados em feiras nacionais.

Este é o caso da Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo, com cinco projetos em exposição na Fecit. Segundo a professora de Ciências e bióloga, Rosiane de Morais, foram os alunos que escolheram os temas para apresentação. “São coisas com as quais lidamos no dia a dia e pensamos em transformar em projetos, como a percepção ambiental e fotografia, agrofloresta e segurança ambiental, perfil da comunidade da região, ação de óleos essenciais carrapaticida e sistema de aquaponia”.

Nos projetos da escola agrícola têm alunos envolvidos do 9º ano e 1º ano do Ensino Médio. A estudante Stefanny Mendes, de 15 anos, explica sobre a segurança alimentar. “Nós plantamos uma horta sem agrotóxicos. Além de orgânica, também inclui a biodiversidade do terreno”.

O aluno Guilherme da Silva, também de 15 anos, afirma que o uso da fotografia no ambiente escolar pode ser positivo se bem usada. “Nós temos uma natureza imensa, muitas coisas que podem ser observadas através da câmera e a fotografia pode ser bem muito útil nas aulas”.

Da Escola Municipal de Tempo Integral Iracema Maria Vicente, a responsável pelo laboratório de ciências, Ana Paula Pontes, afirma que a unidade apresentou dois projetos. “Estamos com o projeto do Wolbito e a importância da pesquisa e a Iniciação da Pesquisa na Educação Infantil. Trabalhamos com alunos a partir do grupo 5, com idade a partir de 4 anos. Eles são muito curiosos e, através dessas atividades, apresentamos ciências para eles de uma forma lúdica”.

A aluna Cecília Garcia Alves, de 6 anos, diz que adora as aulas de Ciências no laboratório. “Eu gosto de estudar sobre as borboletas e falar sobre isso com a professora”.

Conforme a chefe da Divisão de Ensino do Ensino Fundamental e Médio, Ana Ribas, a feira é importante para mostrar o potencial dos alunos. “A Fecit contempla a fidelidade da educação básica que é formar conjuntos para exercício da cidadania. A ciência está no chão da escola pública, nos corredores e ela só é possível de ser realizada devido aos professores e equipe técnico-pedagógica que acreditam na ciência”.

O secretário de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, destaca a importância de colocar os alunos em contato com o universo da ciência, cada vez mais cedo. “O futuro da ciência depende disso. Despertar nessas gerações o desejo de conhecer, de mergulhar nas mais diferentes áreas de pesquisas é fundamental”.

Feira de Ciências da REME reúne 104 projetos de 33 escolas municipais.

Feira de Ciências da REME reúne 104 projetos de 33 escolas municipais.

Feira de Ciências da REME reúne 104 projetos de 33 escolas municipais.

Assessoria de Imprensa do TOPS DO MS NEWS.