Maicon Nogueira se reúne com Centro de Operações de Emergência da Saúde, que decreta situação e emergência.

No último sábado (26), o vereador Maicon Nogueira esteve reunido com o Centro de Operações de Emergência (COE) na Prefeitura de Campo Grande, que deliberaram ações emergenciais, por causa do aumento expressivo no número de atendimentos nas unidades de saúde, relacionados a síndromes respiratórias e outras doenças sazonais. Com isso a Prefeitura Municipal decretou situação de Emergência por 90 dias.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que dados recentes apontam que as crianças, especialmente as menores de um ano, têm sido as mais afetadas. Entre os 971 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) notificados desde o início do ano, 486 foram confirmados e 66 evoluíram para óbito. Entre os vírus mais presentes estão o Influenza A, o Rinovírus e o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). O último comumente associado a quadros graves em crianças menores de seis meses.
“O momento é de a população compreender que pequenas atitudes nos livram de situações difíceis. Usem máscaras, álcool em gel e sobretudo: não saiam com crianças pequenas em locais públicos sem extrema necessidade. Vamos nos unir para vencermos esse desafio que essa síndrome respiratória aguda nos impõe”, declarou o vereador.
PLANO DE CONTINGÊNCIA
Entre as medidas anunciadas, a Secretaria irá instituir o plano de contingência de atendimento pediátrico, atendimento pediátrico 24h em duas UPAS: Universitário e Coronel Antonino, além do Pronto Atendimento Infantil, do CRS Tiradentes, com a transferência e o referenciamento de casos entre as UPAs.
A Secretaria irá atuar na organização de insumos, medicamentos, reestruturação física e reforço de recursos humanos (RH). Haverá cooperação técnica e financeira da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde, além de ações de comunicação para orientar a população sobre os cuidados essenciais neste período.
A vacinação contra a Influenza já está sendo ampliada para toda a população, desde domingo (27). Outra medida implantada é o projeto “Aluno Imunizado”, na qual a Sesau leva equipes de vacinação, estrutura logística e ações de conscientização às escolas, municipais e estaduais.
Assessoria de Imprensa do TOPS DO MS NEWS.