Prefeita Adriane Lopes vai antecipar saída de secretários candidatos e ampliará a lista de cortes.
O final de ano será de mudança na Prefeitura de Campo Grande. A reportagem apurou que a prefeita Adriane Lopes (PP) pretende antecipar a saída dos secretários ou diretores de autarquias que pretendem ser candidatos a vereador no próximo ano.
Seguindo a legislação eleitoral, os candidatos precisam deixar o cargo público até seis meses antes da eleição. Em 2024, o primeiro turno será no dia 6 de outubro, o que significa que precisarão ser exonerados até 6 de abril.
Ainda não há uma lista, oficial, de pré-candidatos do grupo que hoje está na prefeitura, mas alguns não escondem que pretendem disputar. O secretário de Juventude, Maicon Nogueira, da Sidagro, Adelaido Villa, e o ex-vereador Chiquinho Telles, da subsecretaria de Assuntos Comunitários, são alguns dos nomes praticamente certos para a disputa.
Há também os casos dos vereadores que se licenciaram da Câmara de Campo Grande para assumir secretaria. João Rocha ocupa a secretaria de Governo, mas ainda não sabe se disputará a reeleição ou se continuará na prefeitura. Quem também terá que deixar a secretaria para disputar o cargo é o secretário de Saúde, Sandro Benites, que voltaria para a Câmara. Neste caso, a adjunta, Rosana Leite, é a mais cotada para assumir a função.
A saída dos pré-candidatos provocará mudanças automáticas, já que precisarão ser substituídos, mas a reportagem apurou que a prefeita pretende ampliar a lista, já pensando na eleição do próximo ano.
Os próximos meses serão decisivos para Adriane, que costura a reeleição, após ser eleita duas vezes como vice de Marquinhos Trad. No entendimento do grupo mais próximo da prefeita, as trocas seriam oportunidade para um gás novo na reta final rumo à eleição.
Trocas
A prefeita Adriane Lopes já trocou boa parte dos indicados por Marquinhos Trad, com destaque para as secretarias, onde apenas o Secretário de Assistência Social, José Mário Antunes, permanece. Ele já era indicado de Adriane. Adelaido Villa entrou na Sidagro na transição de Marquinhos para Adriane, mas alega ter sido indicado pela prefeita. O mesmo acontece com a secretária de Finanças, Márcia Hokama.
No segundo escalão, ainda permanecem os titulares da Agência de Regulação dos Serviços Públicos – Odilon Junior; Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação – Paulo Fernando Cardoso; Agência de Transporte e Trânsito – Janine de Lima Bruno; Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano- Berenice Jacob; Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários – Maria Helena Bughi.
Também continuam os nomeados na subsecretaria de Políticas para Mulheres – Carla Stephanini; Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos – Catiana Sabadin; diretora do Instituto de Previdência, Camila Nascimento; e subprefeito de Rochedinho – Silvio Santos.
Assessoria de Imprensa do TOPS DO MS NEWS.