Landmark recebe coordenação do Festival da Juventude e reforça apoio à cultura de Campo Grande.

Publicado em
Landmark recebe coordenação do Festival da Juventude e reforça apoio à cultura de Campo Grande.

Na manhã desta sexta-feira (30), o vereador Landmark Rios (PT) recebeu em seu gabinete a coordenadora do Festival da Juventude, Andréa Freire, para dialogar sobre a segunda edição do evento, prevista para março deste ano, em Campo Grande. Durante o encontro, o parlamentar reafirmou apoio à iniciativa e colocou o mandato à disposição para contribuir com a articulação institucional e a valorização da cultura voltada à juventude.

O Festival da Juventude é uma correalização do Instituto Curumins com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e nasceu em 2024, alcançando mais de 5 mil pessoas em sua primeira edição. O evento promove literatura, artes cênicas, música, formação artística e ações de democratização do acesso à cultura, com foco na juventude de 15 a 24 anos.

Durante a reunião, Andréa explicou que o festival vive atualmente um momento de captação de recursos e busca ampliar parcerias com empresas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), além de fortalecer o acesso de jovens das periferias e comunidades ao evento.

“Estamos aqui no gabinete do vereador Landmark, que é parceiro do Festival da Juventude. Fizemos a primeira edição em 2024 e agora realizaremos a segunda edição em março. Viemos apresentar o projeto porque estamos num momento de captação de recursos e queremos criar esse corredor com empresas, usando a Lei Federal de Incentivo à Cultura. Ele está nos ajudando nisso e também na ideia de trazer jovens das comunidades para que possam ter acesso ao festival”, afirmou Andréa Freire.

Segundo a coordenadora, o festival tem como eixo central a literatura, mas dialoga com diversas linguagens artísticas, utilizando a cultura como ferramenta de reflexão social e inclusão.

“O Festival da Juventude procura dar protagonismo para a juventude. A ideia é trazer esse jovem que está excluído do processo cultural para dentro da universidade, para que ele conheça a universidade pública como um direito. Através da arte e da cultura, queremos criar caminhos, reflexão e oportunidades para a juventude, num contexto em que os índices de violência e feminicídio entre jovens ainda são muito altos em Campo Grande”, destacou.

Ao receber o projeto, o vereador Landmark ressaltou a importância de iniciativas culturais que dialogam com juventude, educação e cidadania, e reafirmou o compromisso do mandato com políticas públicas de valorização cultural. “O Festival da Juventude cumpre um papel fundamental ao aproximar a juventude da cultura, da literatura e da universidade pública. Valorizar a cultura é investir em formação, em cidadania e em novas perspectivas de futuro. Nosso mandato reconhece a importância desse projeto e vai ajudar no que for possível para fortalecer essa iniciativa em Campo Grande”, afirmou o parlamentar.

O Festival da Juventude 2026 será realizado na Cidade Universitária da UFMS, com atividades gratuitas, oficinas, apresentações artísticas, feira literária e ações formativas, ampliando o acesso da juventude à cultura e aos espaços públicos de produção do conhecimento.

Assessoria de Imprensa do TOPS DO MS NEWS.